O que são doenças da boca e da face?
A boca não é revestida por pele, mas sim por um tecido especial chamado de mucosa. A mucosa oral tem cor rosa e possui superfície lisa. Os únicos locais da boca onde a mucosa não é totalmente lisa sendo na verdade um pouco áspera na porção superior da língua (dorso), no palato (“céu da boca”) e em volta dos dentes – gengiva.
Qualquer alteração desta normalidade pode ser o sinal de um processo patológico, inclusive câncer, sendo necessária uma consulta com um dentista para melhor avaliar a área em questão. Deve-se fazer o auto exame da boca e face sempre que ao escovar os dentes ou simplesmente no lavar o rosto, ajudando muito no diagnóstico e tratamento precoce de doenças sistêmicas e/ou locais.
As alterações mais comuns e que devem alertar o paciente são as seguintes:
- Placas brancas ou vermelhas
- Aftas que não doem e/ou não cicatrizam após duas semanas
- Inchaços ou bolhas que ocorrem sem causa aparente
- Endurecimento ou descamação nos lábios
- Manchas escuras
- Feridas que não cicatrizam e sangram facilmente
- Aumento de volume no rosto
- Dificuldade de falar
As pessoas podem e devem fazer um autoexame oral. É um exame simples que não requer mais de três minutos para ser realizado. O exame pode ser realizado da seguinte maneira:
- Limpe as mãos e posicione-se de frente para um espelho para visualizar o rosto.
- Procure por qualquer alteração na cor, textura, endurecimento e inchaços na face, pescoço e lábios.
- Use os dedos para puxar e analisar os lábios internamente, procurando por áreas anormais de endurecimento ou alteração de textura.
- Com a boca aberta, examine a porção interna das bochechas, utilizando os dedos para sentir qualquer alteração.
- Com a língua para fora, examine a parte superior e as bordas laterais, puxando-a para frente e para os lados com os dedos e pressionando-a em busca de alterações.
- Avalie a parte inferior da língua e a mucosa dos dentes inferiores tocando o palato com a língua.
- Examine o palato, especialmente na região posterior próxima à úvula, passando o dedo em busca de inchaços.
- Avalie a mucosa ao redor dos dentes, removendo as próteses removíveis se houver, e usando os dedos para sentir qualquer alteração na textura ou endurecimento.
O exame regular odontológico tem sua grande importância na prevenção de doenças simples como cárie como no diagnóstico de patologias que iniciam na boca ou se apresentam primeiramente na boca como a leucemia, lúpus, câncer, diabetes melitus e etc.