O que é a Cirurgia de Gengiva?
O sorriso gengival ocorre quando a pessoa mostra exageradamente a gengiva ao sorrir. Dependendo do grau desta exposição gengival pode haver comprometimento da estética, pelo qual o paciente pode ficar inibido a sorrir com naturalidade e como extensão pode haver problemas psicológicos como traumas, insegurança e retração social.
É causado por uma associação de fatores, entre eles: problemas na erupção dentária onde os dentes ficam submersos sob a gengiva. Freio labial muito tenso, tonus da musculatura labial deficiente.
Na maioria dos casos uma cirurgia plastica gengival simples (gengivectomia) pode resolver o problema do sorriso gengival. Em casos mais acentuados pode ser necessária uma cirurgia para remodelação do osso e/ou recontorno dos dentes com resinas ou próteses estéticas.
Em alguns casos uma gengivectomia pode ser indicada quando há crescimento exagerado da gengiva em pacientes que usam aparelho dentario ortodontico ou apenas para estética
Pós-operatório:
A recuperação após a cirurgia de sorriso gengival é boa. Pode haver ardência na região operada mas normalmente é temporária. Como o tecido fica exposto após a cirurgia, é necessário evitar alimentos duros que podem machucar, e também alimentos ácidos que causam sensação de ardor.
Pode haver a formação de um material branco ou esbranquiçado na gengiva. Se após a limpeza não for possível removê-lo, não force, caso contrário pode se machucar. Na boca a “casquinha” da ferida tem esse aspecto e conforme a nova gengiva for se formando, irá desaparecer sozinho. Em 7 dias já terá um aspecto bastante normal e se houver pontos poderão ser removidos.