Enteda os Implantes Dentários
Já existem no mercado diversas formas de pagamento do implante, como parcelamento, financiamentos e até consórcios. “Hoje a falta de recursos financeiros não é desculpa para comprometer toda a saúde”. A realização de implantes é um procedimento seguro e eficaz. Estudos mostram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 90% no maxilar superior e 97% no inferior.
Uma das maiores causas dos pacientes ficarem por um longo tempo sem algum dente é o medo de realizar procedimentos odontológicos. “Para estes atendimentos, pode solicitar a presença de um anestesista, que usa um sedativo, induzindo o paciente ao sono, enquanto é feito todo o procedimento”.
Implantes Osseointegrados. O que são?
São fixações colocadas nos maxilares criando uma fundação sobre a qual se substituem dentes ausentes. De fato, os implantes correspondem a raízes dentais artificiais. Na década de 1950, o cientista sueco Branemark, descobriu a osseointegração, fenômeno biológico de união absoluta entre o osso e o titânio, metal resistente e leve. A partir daí, houve um grande avanço científico nessa área da odontologia e hoje os implantes são usados em todo o mundo desenvolvido com a melhor solução para a reposição de dentes perdidos por quaisquer razões e em qualquer área da boca.
Tipos de Reabilitação com Implantes
Implantes Unitários
São usados para corrigir ausência de um único dente, tornando desnecessário o desgaste de dentes sadios e tratamento de canal para realizar uma prótese fixa convencional (ponte fixa).
Reconstruções Parciais
Como opção em situações onde há falta de dois ou mais dentes e estaria indicado, como prótese convencional, a prótese parcial removível (grampo de Roach), com suas inconveniências de estética e conforto.
Reconstruções Totais
Para pacientes que precisam usar ou já usam prótese total removível (dentadura). Nesse caso os implantes têm suas maiores vantagens, pois através deles é possível voltar a ter um sorriso bonito, uma mastigação adequada e acima de tudo, a segurança no convívio social e às refeições. Podem ser realizadas com 2, 3 4 ou mais implantes.
Dúvidas? Perguntas e respostas frequentes.
A cirurgia de implante dentário é desconfortável?
Não, a odontologia de hoje é diferente de anos atrás. Usamos o que há de melhor em técnicas, medicamentos e produtos para minimizar qualquer tipo de desconforto pré ou pós-procedimento. Ainda podemos contar com o recurso da sedação consciente ou anestesia geral para algumas modalidades cirúrgicas.
Quanto tempo leva para fazer meu tratamento?
Depende. Cada paciente possui suas limitações e condições para o tratamento. Alguns tratamentos são mais rápidos por serem mais simples, já outros, levam maior tempo para obter o sucesso desejado.
O que é enxerto?
Existem alguns tipos de enxertos, como o de pele, de gengiva (mole), enxerto de tecido ósseo, entre outros. O enxerto de tecido mole não é nada mais do que um pedacinho da mucosa removida de um local da boca e transplantado para outro lugar dentro da cavidade oral. Já o enxerto ósseo é indicado quando houve a perda da base óssea que sustentaria os implantes, necessitando da reposição de osso para ancoragem dos implantes. Usando técnicas novas com recursos sofisticados tornando ser um procedimento simples nas mãos de um cirurgião qualificado.
Com os implantes eu consigo morder?
Não somente morder alimentos, mas também sorrir, falar, deglutir e melhorar a sua estima. Porém existem algumas limitações que variam por parte de cada paciente, sendo mais bem esclarecidas pelo seu doutor.
Os implantes são como novos dentes?
Não. Os implantes vieram para solucionar a falta de dentes naturais perdidos, não para substituí-los. Necessitando de cuidados e higiene tanto quanto os dentes naturais.
Em quanto tempo eu terei meus novos dentes (prótese)?
Existem alguns casos, sendo favorável podem o paciente já sair com os dentes (prótese), chamada de “Carga Imediata”, porém há casos que a instalação da prótese é aguardada, período de 4 a 6 meses, após a cirurgia, isso se não houver a necessidade de enxerto ósseo.
Porque esperar 4 a 6 meses para colocar meus dentes (prótese)?
Nos implantes dentários é necessário em média de 4 a 6 meses de espera por um fenomeno chamado de osseointegração. Mas o que é osseointegração? Nada mais é do que a junção do tecido ósseo com a superfície do implante, microscopicamente, feito pelas células de nosso organismo.
Existe rejeição dos implantes?
Não existe rejeição. O implante feito de titânio é biocompativel, ou seja, nosso organismo não reconhece como sendo um corpo estranho, não havendo rejeição, no entanto pode haver a não osseointegração a problemas sistêmicos, infecciosos e etc.